SOBRE

Helena Carvalho Trindade nasceu em Brasília, formou-se arquiteta e urbanista pela Universidade de Brasília (2013), e mestre em Arquitetura pela Oxford Brookes University, Reino Unido (2015). Começou a sua carreira profissional como arquiteta, área na qual ainda atua, em dois escritórios que atuam em parceria nas áreas de design e arquitetura de interiores, Dutch Invertuals e Edhv, localizados em Eindhoven, na Holanda. Durante o período de um ano em que lá ficou, Helena teve contato não só com projetos arquitetônicos, mas também com a área de design de produtos e de cenografia, esta última voltada a projetos de espaços para exposições. Entre os seus projetos estão a cenografia da exposição do grupo holandês Dutch Invertuals para a Semana de Design Holandesa (2016), de Milão (2017) e para o Paris D’ Days (2017).

De volta ao Brasil, Helena começou a produzir as primeiras peças que hoje compõem o seu portfólio. As peças, em sua maioria relacionadas à cartografia de Brasília, são a tradução das experiências adquiridas durante o seu mestrado, onde a artista desenvolveu inúmeros projetos com a técnica do corte a laser, e na Holanda.  À estas Helena credita o florescimento da sua sensibilidade para o uso de cores, formas e texturas.

A artista atualmente reside em Brasília, onde funciona o seu atelier, e se encontra em um constante projeto de experimentação de cores, formas e materiais.